Corpo do artigo
Programa da tarde "Às duas por três", com José Figueiras, vai também terminar, no início de Dezembro Fátima Lopes está a preparar outro formato para as manhãs
Em equipa que ganha não se mexe, mas este ditado parece não ser levado muito a sério para os lados da SIC. É que, de uma penada, o director de Programas daquela estação, Francisco Penim, decidiu acabar com o matinal "SIC 10 horas", apresentado por Fátima Lopes, e ainda o programa-âncora da tarde "Às duas por três", este conduzido por José Figueiras.
O programa de Fátima Lopes vai ser conduzido por Ana Marques, habitualmente a trabalhar na SIC Mulher, já a partir de sexta-feira. Uma quinzena depois começa a nova aposta para aquele horário, de novo com Fátima Lopes no comando da emissão.
Analisando à lupa esta manobra de renovação, até fica a sensação de que, no caso de Fátima Lopes, até nem há qualquer alteração na equipa. Não só se mantém a apresentadora, como também permanece a ComunicaSom como produtora e os estúdios da Rua Álvares Cabral como palco do novo formato. Porém, mais pormenores sobre o que aí vem ficam "reservados para melhor oportunidade", explicou Pedro Costa, sub-director de Programas de Entretenimento, num encontro com os jornalistas.
Já o caso de Figueiras é diferente. Sai imediatamente de cena e não se sabe quando regressa, embora Pedro Costa garantisse que o apresentador vai "apanhar sol e estudar um novo formato".
Mas o tal estudo que Figueiras irá fazer por tempo indeterminado não abarca o novo programa para as tardes da SIC, cuja estreia se deverá dar a cinco de Dezembro. Nas últimas semanas de vida, até dois de Dezembro, o "Às duas por três" exibido vai ser todo gravado.
Pedro Costa considerou "prematuro" avançar com quaisquer informações adicionais sobre os novos programas da manhã e da tarde.
SIC vai Mexer
num programa vencedor
Não é um líder incontestado das audiências entre as 10 e as 13 horas, mas o percurso efectuado pelo "SIC 10Horas" nos últimos 10 meses é de vitória sobre os concorrentes "Praça da alegria", da RTP, e "Você na TV", da TVI. A diferença, porém, não é de monta. Em termos de "share" (calculado entre o visionamento de televisão naquele período horário), o programa até agora conduzido por Fátima Lopes liderou sempre ao longo do ano, excepto nos meses de Agosto e de Outubro. Convém referir que no mês estival a TVI deu folga a Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira,de "Você na TV", ficando a competição mais dirigida à estação pública. Sempre que a SIC perdeu a liderança, o lugar foi ocupado pela "Praça da Alegria", da RTP, por norma em segundo lugar, a poucas décimas. Em terceiro ficou quase sempre o programa da TVI.
