O novo filme de Fernando Lopes, "98 Octanas", c om Rogério Samora e Carla Chambel, e música de Bernardo Sassetti, estreia dia 14 de Setembro em seis salas de Lisboa e Porto, anunciou hoje a produtora, Clap Fi lmes.
É a nona longa-metragem de Fernando Lopes, uma das principais figuras d o "novo cinema português" revelado nos anos sessenta e autor, entre outros, dos filmes "Belarmino" (1964), "Nós por cá todos bem" (1976), "O Delfim" (2002) e "L á Fora" (2004).
"98 Octanas" começa com um encontro fortuito numa área de serviço da A1 entre duas pessoas que não se conhecem, Dinis (Rogério Samora) e Maria (Carla C hambel, e que acabam por partir juntas pela estrada fora.
"Na sua solidão, cada um deles pode, pura e simplesmente, perder-se... ou, talvez, encontrar o outro", disse o realizador sobre os personagens do seu f ilme.
O filme, uma história de cerca de hora e meia, baseada num argumento de Fernando Lopes e João Lopes, foi produzido por Paulo Branco, com o apoio financ eiro da RTP e do ICAM (Instituto Cinema, Audiovisual e Multimédia). "98 Octanas" conta também com interpretações de Márcia Breia, Fernando Heitor e Joaquim Leitão. Fernando Lopes, 70 anos, começou a sua carreira na televisão, em 1957, estudou no London Film School durante dois anos, no final da década de cinquenta , e depois de realizar "Belarmino", fez um estágio de três meses em Hollywood.
