Corpo do artigo
A Cogeco, a quarta maior operadora da rede cabo do Canadá, divulgou, ontem, que chegou a acordo para a aquisição da rede portuguesa Cabovisão por 464,9 milhões de euros. De acordo com o comunicado divulgado pela empresa canadiana, citado pela agência Bloomberg, o valor a pagar pela Cogeco inclui a compra das dívidas com maturidade mais antiga e o reembolso de outras obrigações da Cabovisão.
A Cabovisão, o segundo maior operador de cabo do mercado português a seguir à TV Cabo do grupo Portugal Telecom (PT), encontrava-se há mais de um ano numa situação financeira difícil, com uma dívida que ascendeu os 350 milhões, e era mencionada na Comunicação Social como uma empresa desejada por grupos portugueses, como foi o caso da Media Capital e Sonaecom.
Esta aquisição insere-se na estratégia de expansão internacional da Cogeco, que permitirá à empresa canadiana "tomar parte no desenvolvimento do sector das telecomunicações cabo na Europa".
No mesmo comunicado, a operadora canadiana afirmou que está muito satisfeita com o potencial de crescimento da Cabovisão, prevendo que poderá vir a alargar a sua oferta de serviços, uma vez que a empresa portuguesa detém uma moderna infra-estrutura de distribuição.
A operação de aquisição está sujeita à aprovação do Superior Tribunal do Quebec.
Constituída em Setembro de 1993, a Cabovisão conta, actualmente, com mais de 700 mil utilizadores de telefone fixo, televisão por cabo e Internet banda larga.
A empresa é detida em 100 % pela holandesa Telemax BV, da canadiana Cable Satisfaction International (CSII), que, por sua vez, é controlada pela Catalyst Capital.