Aposta no jornalismo "de utilidade e de proximidade"
Assistir ao impacto de passar um dia na prisão sentido por um grupo de alunos de Leiria, na casa dos 15 anos, considerados "em risco", acompanhar a cantora Nelly Furtado à sua terra natal, em Victória no Canadá, ou aprender truques para poupar energia e proteger o meio ambiente no dia-a-dia, são alguns dos destaques propostos pelas novas rubricas de Informação da SIC.
A estação de Carnaxide apresentou ontem os restantes espaços fixos semanais que se vão juntar aos já emitidos pelo "Jornal da noite" ao sábado, domingo e segunda-feira, com o objectivo de aproximar este bloco informativo dos cidadãos e que começam a ser emitidos a partir deste mês.
Além destes, haverá ainda um espaço de entrevista, para já mensal, dois dedicados ao meio-ambiente e um sobre as novas tecnologias, que não têm dias fixos para emissão. A reportagem terá dois espaços semanais.
"Vamos apostar em novos conteúdos de reportagem, entrevista e de jornalismo de investigação que são a marca forte da SIC", anunciou Alcides Vieira, director de Informação, sublinhando que as novidades "não vão alterar a linha editorial" deste espaço que "não muda de rumo em função de circunstâncias políticas ou estratégias económicas".
Segundo este responsável, os novos espaços vão reforçar a oferta de informação de qualidade, de modo a que seja útil aos espectadores "Nesta linha de diversificação de conteúdos, vamos procurar fazer um jornalismo de utilidade e de proximidade".
As rubricas, que terão de dez a 20 minutos, não vão influenciar a duração do "Jornal da noite", que continua a ter 1.15 horas de duração. Serão "uma espécie de destaque no jornal, onde os temas serão mais aprofundados", prosseguiu.
Líder junto dos jovens activos
De acordo com os responsáveis pela estação, a informação da SIC é líder junto dos "jovens activos" e que tomam decisões, mais concretamente nas classes A/B (média alta), C1 (média) e C2 (média baixa), na faixa etária dos 25 aos 54 anos.
Bem cotadas estão as reportagens emitidas ao domingo. Na maior parte das vezes lideram o dia na estação, chegando mesmo ao topo dos programas mais vistos. Três dos casos mais recentes foram "Famílias interrompidas", sobre a bebé de Penafiel, emitida a 25 de Março, "Pedra preciosa", relativa ao caso Esmeralda, e "Rosa brava", a menina pastora da Serra da Estrela, transmitidas a 25 e 4 de Fevereiro, respectivamente.
"Livro de reclamações"
No ar há nove semanas, sempre às segundas-feiras, a rubrica com Raquel Marinho e o psicólogo Eduardo Sá é um espaço que pretende lançar o debate entre pais e filhos.
"Nós por cá"
O espaço há dois anos conduzido por Conceição Lino passa para as terças-feiras.
"Reportagem especial"
Pedro Coelho e Fernanda de Oliveira Ribeiro partilham este espaço, que vai para o ar às quartas-feiras. A primeira reportagem é sobre um grupo de jovens de Leiria que passam um dia na prisão.
"Câmara indiscreta"
É a única rubrica fixa ainda sem data de estreia. O único pormenor revelado é o de que dará, às quintas-feiras, uma perspectiva diferente do país e do mundo através das novas tecnologias.
"Ir é o melhor remédio"
Mário Augusto e Conceição Lino partilham este espaço das sextas-feiras, cujo objectivo é apresentar sugestões para o fim-de-semana.
"Perdidos e achados"
Conduzido semanalmente por Sofia Pinto Coelho, a rubrica que dá a conhecer o desenrolar de notícias e reportagem mais marcantes do passado de que se perdeu rasto.
"Reportagem SIC"
O domingo mantém o espaço de reportagem. Uma das próximas, que deverá ir para o ar a 13 de Maio, é sobre o futebolista Cristiano Ronaldo.
"Primeira pessoa"
Para já tem periodicidade mensal e está a cargo de Conceição Lino. São entrevistas fora do estúdio em que se mostra aspectos da vida de figuras públicas. O primeiro, a 4 de Maio, é com Nelly Furtado.
"Terra alerta"
Sem dia fixo, os conteúdos da responsabilidade de Carla Castelo são dedicado a questões ambientais do ponto de vista dos cidadãos e da melhoria dos seus comportamentos.
"Mundo moribundo"
A rubrica a cargo de Luís Costa Ribas vem na sequência da anterior, mas tratará os assuntos a nível global. Também não tem dia fixo.
"Futuro hoje"
Lourenço Medeiros mostra as novas tecnologias, que já se podem usar, mas desconhecidas da maior parte das pessoas. Como a realidade virtual do "Second life" onde até partidos políticos têm as suas sedes. Esta emissão também irá para o ar quando se justificar.
