norte

Ecopista abre com regras para os utilizadores

Ecopista abre com regras para os utilizadores

Os utilizadores da ecopista de Viseu, que hoje é oficialmente inaugurada, vão ter de cumprir algumas regras do código de estrada, entre as quais, a "obrigatoriedade" de circularem pela faixa da direita. Quer andem a pé, de patins ou de bicicleta.

Ao longo dos oito quilómetros deste primeiro troço, entre Vildemoinhos e Figueiró, foram colocadas placas de trânsito informativas da circulação pela direita, e de paragem obrigatória nas intercepções com estradas de acesso a aldeias.

Tudo para que o passeio de lazer seja feito com todas as condições de segurança, evitando acidentes como o de 29 de Abril de 2006, entre uma bicicleta e um ligeiro de mercadorias na estrada de intercepção de Santarinho, numa altura em que a ecopista, ainda sem condições de ser utilizada, já era frequentada por centenas de pessoas, especialmente aos fins-de-semana.

"Temos de dar todas a condições de segurança às pessoas que caminham a pé, andem de patins ou de bicicleta pela ecopista", sublinha o presidente da Câmara de Viseu, que preparou para hoje uma cerimónia de inauguração "à altura" do equipamento.

A inauguração, com início previsto para as 16 horas, vai contar com as presenças dos campeões olímpicos Carlos Lopes e Rosa Mora, e ainda do antigo ciclista Joaquim Gomes, várias vezes vencedor da volta a Portugal em bicicleta.

O programa inclui ainda desportos de aventura, como rappel, escalada e pontes de cordas na zona de Santarinho, e karts a pedal junto à Aguieira.

Para quem percorrer os oito quilómetros da ecopista, a autarquia disponibiliza autocarros para a viagem de regresso que estarão estacionados em Tondelinha e Figueiró.

Única no país

A ecopista de Viseu é a única do país que aproveita troços de antigos ramais rodoviários, como é o caso do ramal do Dão. Estes primeiros oito quilómetros custaram cerca de 450 mil euros.

Mas projecto prevê que a estrutura de lazer se estenda até ao limite do concelho (Farminhão), num total de 20 quilómetros. Para já, a segunda fase está projectada para ir até Torredeita.

ver mais vídeos