Corpo do artigo
Teerão, 30 Mai (Lusa) - Sete polícias e cinco "terroristas" morreram num tiroteio ocorrido há dois dias numa localidade do oeste do Irão, informou hoje a agência noticiosa iraniana (IRNA).
O recontro deu-se quando um grupo de homens armados montou uma emboscada contra uma patrulha da polícia numa zona montanhosa situada a 15 quilómetros da cidade de Salmas, na província do Azerbeijão Ocidental.
De acordo com a IRNA, as forças de segurança, que detiveram um "terrorista", estavam a efectuar uma operação para "limpar a zona de contrabandistas" quando caíram na emboscada.
As autoridades desconhecem de momento "se os terroristas pertencem a algum grupo de oposição à revolução (islâmica) ou se são estrangeiros", numa aparente alusão aos milicianos da organização oposicionista "Mujahedin Khalq" (combatentes do povo) que tem bases no vizinho Iraque.
Teerão anunciou em finais de Fevereiro a morte de 17 "colaboracionistas opositores da revolução" num recontro com militares iranianos no Azerbeijão Ocidental, onde actuam também milicianos do grupo rebelde curdo Pejak.
Treze militares também perderam a vida em Fevereiro na mesma região ao despenhar-se o helicóptero em que seguiam.
As autoridades iranianas iniciaram há três meses uma vasta operação de segurança na fronteira leste e oeste do país, onde esta semana anunciaram o desmantelamento de "várias redes de espionagem" que, garantem, "trabalham para os serviços secretos dos EUA no Iraque".
CM
Lusa/fim