Corpo do artigo
João Moutinho, Nani e Hugo Almeida são os únicos repetentes das duas convocatórias. Além de representarem a selecção nacional ante a Bélgica e o Kuwait, os três jogadores fazem parte da convocatória do seleccionador nacional sub-21, José Couceiro, para o europeu, que se disputa na Holanda, de 10 a 23 de Junho.
Na pior das hipóteses, Moutinho, Nani e Hugo Almeida só se devem juntar aos restantes jogadores a 6 de Junho, um dia após a partida no Kuwait, quatro dias antes do primeiro jogo na prova, com a Bélgica. No entanto, os três atletas até podem ser dispensados da partida e integrar a comitiva dia 3. A selecção sub-21 parte para a Holanda um dia antes e a escolha dessa data não foi inocente, como confessou José Couceiro.
De resto, a convocatória não apresentou grandes surpresas. A grande novidade é a estreia absoluta de João Botelho, guarda-redes do Santa Clara. O central Manuel da Costa não foi convocado para a selecção principal e vai integrar a comitiva desde o início.
José Couceiro reconheceu que a selecção A é a mais importante e afirmou não se sentir limitado nas escolhas. O treinador esclareceu a ausência de Quaresma. "Ele já não é sub-21. O europeu é para jogadores nascidos a partir de 1984. O Quaresma nasceu em 1983", explicou.
Portugal está no Grupo A e defronta a Bélgica dia 10, a campeã em título Holanda, a 13, e Israel três dias mais tarde. Para José Couceiro, a presença nas meias-finais é o primeiro grande objectivo da selecção, de forma a garantir a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Mas a ambição de vencer existe "Se chegarmos às meias-finais, tudo será possível. Vai ser muito equilibrado. Portugal nunca venceu o europeu sub-21". RMM
Convocados
Guarda-redes João Botelho (Santa Clara), Paulo Ribeiro (F. C. Porto) e Ricardo Batista (Fulham); Defesas Amoreirinha (Estrela Amadora), João Pereira (Gil Vicente), José Gonçalves (Hearts), Semedo (Cagliari), Manuel da Costa (PSV Eindhoven), Rolando (Belenenses) e Antunes (Paços Ferreira); Médios Miguel Veloso (Sporting), Filipe Oliveira (Marítimo), João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Everton), Paulo Machado (União Leiria), Ruben Amorim (Belenenses) e Sérgio Organista (Pontevedra);
Avançados Hugo Almeida (Werder Bremen), João Moreira (Valência), Nani (Sporting), Vaz Tê (Bolton), Varela (V. Setúbal) e Yannick Djaló Sporting).