O Jogo ao Vivo

lusa

Música: Maria de Medeiros, "madrinha" do V Festival Internacional de Viana do Castelo

Música: Maria de Medeiros, "madrinha" do V Festival Internacional de Viana do Castelo

Lisboa, 26 Jul (Lusa) - Maria de Medeiros é a "madrinha" do V Festival Internacional de Música de Viana do Castelo, de 04 a 14 de Agosto, anunciou hoje a responsável administrativa europeia da organização.

Em declarações à Agência Lusa, Moira Forjaz adiantou que a realizadora, actriz e cantora Maria de Medeiros, com o espectáculo "A Little More Blue" (Um Pouco Mais Azul), que encerra o festival no Teatro Municipal Sá de Miranda, "faz a ponte entre as memórias da revolução portuguesa dos cravos (25 de Abril de 1974) e a música de grandes autores brasileiros" como Chico Buarque, Caetano Veloso, ou Gilberto Gil.

"Ampliar horizontes com a concorrência de jovens intérpretes de música clássica acústica", nomeadamente de Portugal, é - segundo Moira Forjaz - um objectivo da organização, que promove espectáculos em vários palcos do centro histórico de Viana do Castelo.

Os concertos, no Teatro Municipal Sá de Miranda, Praça da República, Museu Municipal e Pátio das Artes (hospital velho) trarão a Viana do Castelo dezenas de mestres e músicos nacionais e internacionais, sob a direcção artística de Michael Tseitlin.

O festival abre a 04 de Agosto no Teatro Sá de Miranda com obras de Chopin e Dvorac interpretadas por Irina Tseitlin no violino, Ivan Monighetti no violoncelo e Pavel Giliton ao piano.

Um concerto de jovens artistas está marcado para o fim da tarde no Café Teatro e, à noite, de novo no Teatro Sá de Miranda decorre o espectáculo "Raising Stars".

"Não Só Jazz", com Rick Overton e Amigos, está programado para a noite de 06 de Agosto no Pátio das Artes.

A 06 de Agosto jovens artistas actuam ao fim da tarde no Café Teatro e à noite, no Teatro Sá de Miranda, podem ser escutadas obras de Beethoven, Janecek e Prokofiev.

"Não só Jazz" repete dia 08 à noite no Café Teatro, onde à tarde se realiza outro concerto de jovens artistas, que tocam a 09 de Agosto no Museu Municipal.

Jovens artistas regressam a 10 e 11 de Agosto ao fim da tarde ao Café Teatro.

Um espectáculo de música de câmara na noite de 10 de Agosto no Teatro Sá de Miranda compreende obras de Mozart, Debussy, Milhaud e Brahms.

"Não só Bach", com Rick Overton e Amigos, é apresentado na noite de 11 de Agosto no Pátio das Artes.

A 12 de Agosto, com jovens artistas ao fim da tarde no Café Teatro, a jornada é marcada pelo concerto "Estrelas Sob um Céu Estrelado", com uma orquestra de câmara dirigida por Michael Tsetlin a interpretar obras de Bach, Mozart, Vivaldi, Massenet, Saint-Saens, Bartok, Britten e Popper.

Na véspera de encerramento do festival, a 13 de Agosto, jovens músicos vão ao fim da tarde ao Teatro Sá de Miranda onde, à noite, o programa de música de câmara é preenchido por obras de Kachaturian, Tabakov e Rabbath, Tchaikovsky, Prokofiev e Stravinski.

Finalmente, Maria de Medeiros é a vedeta na noite de encerramento do festival com o espectáculo "A Little More Blue", acompanhada por Pascal Salmon ao piano, Emeck Evci no contrabaixo e Edmundo Carneiro na percussão.

JHM.

Lusa/fim

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG