"Têm dois minutos para fazer chichi". Cumprida a necessidade, a criançada - e são 40 as vozes dos Meninos Cantores do Município da Trofa, dos seis aos 12 anos - perfila-se para escutar as últimas recomendações. Afinadíssimo, o primeiro projecto cultural do concelho mostrou-se, quarta-feira, no ensaio da actuação marcada para amanhã, dia em que oito freguesias celebram nove anos de emancipação - consequência do divórcio de Santo Tirso.
Será a estreia do pequeno Eduardo Martins, uns seis anos encolhidos no tamanho. Sem nervos. "Eles não estão nervosos. Nós é que estamos", desabafa Mário Moutinho, director do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) que o município foi buscar para encenar as crianças. "Eu trabalho com os miúdos numa perspectiva que não é a da representação, mas a de brincar ao faz-de-conta. É um jogo", explica. "E eles fazem isto como quem respira. São muito genuínos".
Timidez a tolher-lhe o discurso, Sofia confirma a ausência de nervosismo. Porque, afinal, está "habituada" a cantar para plateias cheias - é voz do grupo há cinco anos, quase metade da sua existência.
Os Meninos nasceram num Dia Mundial da Música. Já festejaram oito, com Antónia Serra sempre ao leme da direcção musical. A apresentação de "Pirilampo e os deveres da escola" terá de sair perfeita. "Tânia, já devias estar lá", ultima a professora.
"Pirilampo" com moral
"Pirilampo" é o "lindo gatinho" preto - cauda com ponta branca, a lembrar um vaga-lume - que leva o já "distraído" David a alhear-se dos trabalhos de casa. É a versão musicada do conto vencedor da edição de 2006 do Concurso Nacional de Literatura Infantil da Trofa, adaptada por Mário Moutinho. Com a inevitável moral o menino fará os deveres sem distracções para mais depressa ir brincar com o animal.
Antónia Serra não desarma. Corre, verifica tudo. "Eles têm mesmo de gostar. Senão, não me aturavam". Beatriz ter-se-á rendido. A mãe da pequena de sete anos exala orgulho. "Ela quer aprender piano", conta Irene Rodrigues.
Ensaiam quatro horas semanais às segundas, quintas e sábados. No último mês houve horas extra: aos domingos também se preparou a noite de amanhã. O coro dará os parabéns ao concelho às 21 horas, no salão polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa.
