Corpo do artigo
Portugal1
Gâmbia2 Local Estádio Olímpico de Montreal (Canadá)
Árbitro Wolfgang Stark (Alemanha) Treinador
José Couceiro Rui Patrício
Pedro Correia
Paulo Renato
Steven
(João Pedro, 63)
André Marques
(Antunes, 62)
Nuno Coelho
Zezinando
Condesso
Bruno Gama
(Diogo Tavares, 74)
Guedes
Zéquinha Treinador
Peter Johnson J. Gomez
Ngum
Jammeh
Bojang
P. Gomez
Nyassi
Jatta
(Mansally, 32)
Jaiteh
Jallow
(Mendy, 63)
Jagne
Ao intervalo 1-1 Golos Condesso (20), Jallow (43, gp) e Mansally (68) Cartão amarelo Mansally (37), Nyassi (45) e Jaiteh (53) Cartão vermelho Jammeh (59)
Portugal perdeu com a Gâmbia (1-2), acabando no terceiro lugar do Grupo C do Mundial de Sub-20. Mesmo assim, a selecção apurou-se para os oitavos-de-final, onde defrontará o vencedor do Grupo A (Chile ou Áustria, que jogavam de madrugada) ou, então, a Espanha, isto caso Congo e Canadá, também do Grupo A, não ficassem entre os quatro melhores terceiros, como Portugal.
O jogo começou com um susto para Portugal, mas, felizmente, Jagne falhou a cabeçada. Quem não perdoou o primeiro erro dos africanos - saída em falso do guarda-redes Gomez -, foi Condesso, uma das seis novidades introduzidas no onze por José Couceiro, que marcou de cabeça (20 m). Uma vantagem que podia ter durado só dois minutos. Nova desatenção da defesa lusa e perdida incrível de Nyassi. Ao terceiro erro nacional a Gâmbia empatou. Penálti escusado de Paulo Renato sobre Jallow, transformado pelo próprio.
No recomeço, Guedes teve na cabeça o golo, após centro de Bruno Gama. A expulsão de Jammeh (59 m), que lesionou André Marques, parecia facilitar a tarefa portuguesa. Puro engano. A apatia manteve-se e foram os gambianos a adiantar-se, por Mansally, num livre directo (68 m). O nervosismo tomou conta da equipa portuguesa, que, embora a derrota tangencial servisse, não revelou engenho nem arte para chegar ao empate.