Corpo do artigo
Tiago Silva esteve apenas oito minutos em campo, tempo suficiente para marcar o golo que valeu ao F. C. Porto o 19.º título de campeão nacional de juniores A da 1.ª Divisão, conquistado frente ao Benfica, na 5.ª jornada da fase final. Com as bancadas do centro de estágio a transbordar de adeptos azuis e brancos, os dragões foram sempre superiores, criaram várias oportunidades, mas faltou-lhes discernimento na finalização. No reatamento, o pendor atacante manteve-se. Aos 63m, o árbitro perdoou um penálti ao Benfica. Mesmo assim, os portistas não desistiram e a arma para a vitória saltou do banco. Tiago Silva entrou, marcou e logo foi injustamente expulso. Má arbitragem.
F. C. Porto1
Benfica0 Local Centro de treinos do Olival, em Gaia
Árbitro António Resende (Aveiro) Treinador
Ilídio Vale Ventura
Tiago Moreira
André Pinto
Bura
Hugo
Edson
Fredson
(Tiago Silva, 73)
Castro
Ukra
(Monteiro, 84)
Rui Pedro
Candeias
(Roberto, 90+3) Treinador
Bruno Lage Daniel Casaleiro
André Casaca
Flávio Silva
Miguel Vítor
Rúben Lima
Romeu Ribeiro
(Bruno Parreira, 83)
Sami
(Carlos Correia, 83)
Miguel Rosa
(João Ferreira, 67)
Yu Dabao
André Carvalhas
Kaz Patafta Ao intervalo 0-0 Golos Tiago Silva (80) Cartão amarelo Miguel Vítor (24), Romeu Ribeiro (45), Tiago Moreira (45), Hugo (49), Tiago Silva (80 e 81), João Ribeiro (sup., 87) e Bruno Parreira (90+3) Cartão vermelho Tiago Silva (81)
Treinador do F. C. Porto
"Foi um título muito difícil. Conseguimos ser a melhor equipa nas duas fases. O campeonato foi muito competitivo. O jogo com o Benfica foi muito difícil, mas já sabíamos disso. Primeiro pela carga emocional que contemplava. Necessitávamos de muitas paciência e inteligência. Não poderia ser um jogo brilhante, pois para isso era preciso que as duas equipas quisessem jogar. Sempre acreditámos que íamos conseguir o golo."
Jogador do F. C. Porto
"É uma sensação fantástica, é totalmente diferente dos outros golos que marquei. Entrei e praticamente na primeira vez que toquei na bola marquei golo. Ainda para mais por este clubes, que é o meu de coração desde pequenino. A expulsão? É complicado, pois no momento de euforia nem pensei. Trabalhámos todos por este objectivo. Este título é um importante salto que podemos dar para o ano. Gostava chegar à equipa principal."
Jogador do F. C. Porto
"É uma alegria imensa. Agora, vamos todos festejar. Provámos que somos uma grande equipa. A sensação que agora vivo deve ser a mesma de ser campeão sénior. No início, estávamos um pouco ansiosos, mas, com o decorrer do jogo, conseguimos ultrapassar. Trabalhámos todos os dias para sermos campeões. O nosso objectivo é singrar nos seniores. Mas, primeiro penso em representar o F. C. Porto."