No dia em que mais dois soldados norte-americanos morreram, em Mossul e em Baiji, e três roquetes atingiram os hotéis Sheraton e Palestine, no centro de Bagdade, ferindo três pessoas, o antigo ministro britânico Robin Cook, em declarações à rádio BBC, afirmou que a guerra no Iraque, sem armas de destruição maciça, foi um "erro trágico" que podia ter sido evitado se a coligação tivesse esperado pela conclusão do trabalho de Hans Blix.
O ataque aos hotéis deu-se cerca das 19 horas locais (17 em Portugal). Um dos projécteis terá provocado um incêndio no exterior do Hotel Sheraton e feriu uma pessoa; o outro atingiu duas pessoas na Rua Al Nidal, a cerca de 400 metros do hotel, e fez dois feridos, ambos iraquianos.
Seguranças do hotel Palestina, situado nas proximidades, indicaram que dois foguetes atingiram o segundo e o quarto andares do hotel Sheraton. Disparos de armas automáticas foram ouvidos na rua situada entre os dois hotéis, uma zona de protecção especial com 8,5 quilómetros quadrados, cercado por blocos de cimento de três metros de altura.
Actual base de terrorismo
A situação de conflito aberto que se vive no Iraque foi realçado por Robin Cook, ministro dos Negócios Estrangeiros e das Relações Parlamentares do Reino Unido, até Março de 2003, quando se demitiu por oposição à guerra contra o Iraque. "Havia uma maneira simples de estabelecer se Saddam tinha armas de destruição maciça no momento da guerra, que era deixar (o chefe dos inspectores da ONU) Hans Blix terminar o seu trabalho", comentou .
"Agora, dois anos depois, sabemos que não havia (no Iraque) nem arsenal, nem programa, nem precursores químicos, nem agentes biológicos, nem instalações para os produzir", acrescentou Cook . "Podíamos saber isso tudo, deixando Hans Blix acabar o seu trabalho, como ele queria fazer, sem iniciar uma guerra onde já morreram dez mil pessoas".
Cook, que admitiu estar agora o Iraque "transformado numa base para o terrorismo internacional", diz que "há terroristas internacionais activos no Iraque hoje em dia. O Iraque não era uma ameaça antes do início da guerra mas agora é", concluiu.
