AAcadémica procura, hoje à tarde (16 horas), inverter a tendência dos últimos nove meses, frente à União de Leiria. Os estudantes não vencem em casa desde 26 de Novembro de 2006, mas o nome do adversário pode assustar os mais supersticiosos, uma vez que os leirienses nunca perderam no novo Municipal de Coimbra.
O Beira-Mar foi a última equipa a sair sem pontos de Coimbra. A 26 de Novembro de 2006, na 11.ª jornada da edição passada da Liga, o conjunto de Manuel Machado venceu os aveirenses, por 3-1. De então para cá, um deserto de vitórias caseiras, embora a permanência tenha sido conseguida sem grandes sobressaltos. Depois da goleada sofrida em Alvalade (4-1), no arranque do Campeonato, a Briosa procura limpar a imagem e exorcizar o fantasma do Municipal de Coimbra. Manuel Machado chamou o reforço Peralta, embora admita que o paraguaio ainda não se encontra nas melhores condições físicas.
Saudades do Calhabé
Para adensar a maldição do Municipal, só faltava mesmo convidar a União de Leiria. A equipa do Lis não mais perdeu um dérbi da zona centro, com a Académica, em Coimbra, desde a extinção do velhinho Calhabé. Mas os homens de Manuel Machado acreditam que, no futebol, as tradições não contam, e abordam a partida com confiança.
É claro que os leirienses devem, por esta altura, pensar o contrário, torcendo para que os dados estatísticos recentes continuem a jogar a seu favor, pois não perdem com a Académica na condição de visitantes desde Novembro de 2002. Convocados Académica Pedro Roma, Ricardo, kaká, Vítor Vinha, Markus Berger, Litos, Sarmento, Hélder Barbosa, Tiero, Peralta, Paulo Sérgio, Miguel Pedro, Lito, Cris, Pavlovic, Joeano e Gyano. União de Leiria Fernando, Alemão, Éder Bonfim, Éder Gaúcho, Hugo Costa, Laranjeiro e Bruno Miguel, Tiago, Marco Soares, Faria, Alhandra, Cadú, Toñito, Zongo, Dani, Paulo César, João Paulo, Sougou e N'Gal.
