Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Castelo de Paiva pediu ontem a demissão do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, por este "adiar uma vez mais" a construção do IC35. "Exigimos a demissão do secretário de estado por nos andar a enganar quanto à construção do IC35, prometido em 2001 por altura da tragédia da ponte de Entre-os-Rios", afirmou o social-democrata Paulo Teixeira.
Os presidentes de câmara dos municípios que integram a Comunidade Urbana do Vale do Sousa - de que Castelo de Paiva faz parte juntamente com Penafiel, Paredes, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira - estiveram reunidos ontem em Lisboa com o secretário de Estado Paulo Campos.
"Estava convencido de que o encontro iria ter resultados sobre um problema que nos tem afectado muito, mas afinal fiquei profundamente desiludido", disse Paulo Teixeira. Sublinhou que "o atraso na construção do IC35 tem colocado em causa muitos investimentos no concelho". Segundo o autarca, "durante a reunião Paulo Campos referiu que ia concessionar a obra no próximo ano, o que quer dizer que só lá para 2013 é que estará pronta".
Paulo Teixeira sustentou que "o secretário de Estado garantiu, em 2005, que o IC35 estaria concluído em finais de 2008". O IC35, que foi prometido em 2001 pelo então primeiro-ministro António Guterres, pretende estabelecer ligação desde a A4 em Penafiel até ao A25, no nó de Talhadas, em Sever do Vouga, servindo Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra.