A Câmara de Tondela e sete juntas de freguesia do concelho manifestaram-se ontem contra o eventual encerramento do posto da GNR de Campo de Besteiros, que dizem abranger uma "área bastante sensível" no município.
Aquela vila tem posto da GNR há cerca de 50 anos, que abrange as freguesias de Barreiro de Besteiros, Campo de Besteiros, Caparrosa, Castelões, Santiago de Besteiros, Tourigo e Vilar de Besteiros.
Por considerarem que "as notícias vindas a público nos últimos dias reforçam a eventual possibilidade de encerramento" do posto, os presidentes da Câmara e das Juntas de Freguesia anunciaram ontem que vão pedir audiências ao governador civil de Viseu e ao ministro da Administração Interna para esclarecer a situação. "Vincaremos, de forma determinada, a imperiosa necessidade de garantir uma força de segurança próxima das populações e que garanta a segurança das mesmas e dos seus bens", referem em comunicado conjunto.
Os autarcas lembram que o posto da GNR tem uma área de intervenção de 120 quilómetros quadrados, onde vivem 8500 pessoas, em sete freguesias.
"Para além de uma vasta área territorial composta por um significativo número de aglomerados populacionais, este posto abrange uma área bastante sensível do ponto de vista social", avisam.
Nestas freguesias existem duas zonas industriais (Lajedo e Vilar de Besteiros), um agrupamento de escolas (que engloba uma básica 2/3, nove primárias e nove jardins-de-infância) e uma Santa Casa da Misericórdia que inclui valência de acolhimento de jovens em risco. Há ainda duas instituições bancárias, uma corporação de bombeiros, piscinas municipais, pavilhões desportivos, quatro extensões de saúde, quatro centros sociais, um posto de Correios e "um número significativo" de associações e colectividades desportivas, culturais e recreativas.
