Denver, Colorado, Estados Unidos da América, 19 Nov (Lusa) - A Brisa - Auto-estradas assinou hoje o contrato de concessão da auto-estrada Northwest Parkway, em Denver, no Estado norte-americano do Colorado, projecto em que investirá cerca de 375 milhões e euros.
Este é o primeiro contrato que a Brisa vence nos Estados Unidos da América e é o segundo maior investimento feito por uma empresa portuguesa no país, este ano.
A concessão, com uma extensão de 14 quilómetros, foi ganha por um consórcio em que a Brisa detém 90 por cento do capital e a sua participada brasileira Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) os restantes 10 por cento.
Em Denver, o administrador financeiro da Brisa, João Azevedo Coutinho, afirmou que o objectivo da concessionária é reduzir a sua participação, mas garantindo uma posição de controlo em conjunto com a CCR.
"Vamos reduzir a participação, para que [o consórcio] possa acomodar outros investidores", afirmou.
Os novos investidores serão "parceiros locais", sendo que Azevedo Coutinho não exclui que possa ser a australiana Babcock &Brown.
A concessionária portuguesa beneficiou de uma redução de 25 milhões de euros do investimento, devido à desvalorização do dólar norte-americano face ao euro, entre o momento em que foi negociada a concessão e hoje.
Os 375 milhões de euros serão pagos às autoridades locais terça-feira.
Esta adjudicação, feita pela Nortthwest Parkway Public Highway Authority, marca a entrada da Brisa no mercado dos Estados Unidos da América (EUA), que constitui uma das prioridades elencadas pela empresa.
A auto-estrada Northwest Parkway tem 14 quilómetros e integra a cintura rodoviária da cidade de Denver.
O contrato de concessão inclui o direito de da Brisa de construir e operar mais uma extensão de 4 quilómetros da Northwest Parkway.
A concessão tem um prazo de 99 anos.
RSF.
Lusa/Fim
