Corpo do artigo
São Paulo, Brasil, 10 Ago (Lusa) - Um Boeing 707 da companhia aérea brasileira GOL, que transportava entre os seus passageiros 15 deputados federais, efectuou na quinta-feira uma aterragem de emergência no aeroporto de Guarulhos, próximo de São Paulo, informou a TV/Globo.
A aeronave tinha saído de Brasília com destino ao aeroporto de Congonhas, de São Paulo, mas por causa de problemas com os travões, teve de ser desviada para o aeroporto do município vizinho de Guarulhos, onde funciona o terminal internacional da maior cidade brasileira, para facilitar a aterragem.
O aeroporto de Congonhas, onde o aparelho não pôde aterrar, foi cenário há menos de um mês da maior tragédia da aviação brasileira, com o despiste de um Airbus A320 da TAM que causou a morte a 200 pessoas.
No voo da GOL estavam, entre outros, o ex-presidente da Câmara de Deputados e ex-ministro de Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, do Partido Comunista do Brasil e o cantor Frank Aguiar, deputado do Partido dos Trabalhadores, do Presidente Lula da Silva.
Cinco camiões de bombeiros e pessoal de socorro estiveram preparados para intervir após a aterragem.
A GOL, que anunciou um crescimento de 36,4 por cento de lucro líquido no segundo trimestre, relativamente ao mesmo período de 2006, negou que a aterragem fosse considerada de "emergência".
A empresa, que também controla a Varig, explicou que o avião foi desviado do aeroporto devido a ter-se accionado um sinal de alerta no sistema de travões, mas os mesmos funcionaram "normalmente" no momento da aterragem.
OM.
Lusa/fim.