Brasil: Nova descoberta da Petrobras pode ser o terceiro maior campo de petróleo do mundo
Corpo do artigo
Brasília, 14 Abr (Lusa) - Uma nova descoberta na Bacia de Santos, localizada na plataforma continental brasileira, pode conter reservas de petróleo na ordem de 33.000 milhões de barris, anunciou hoje o director geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.
Se as informações preliminares das empresas concessionárias que estão a operar na área denominada "Pão-de-Açúcar" forem confirmadas, este será o terceiro maior campo de petróleo do mundo.
"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos trinta anos", disse Haroldo Lima, durante o IV Seminário de Petróleo e Gás no Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
A área está localizada no bloco BM-S-9, operado pela Petrobras (45 por cento), em parceria com o britânico BG Group (30 por cento) e a espanhola Repsol (25 por cento).
"Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que a área chamada Pão-de-Açúcar apontaria para reservas cinco vezes maiores que a reserva de Tupi", destacou o executivo.
Participado pela portuguesa Galp Energia, o campo de Tupi, também na Bacia de Santos, tem reservas estimadas entre cinco bilhões e oito bilhões de barris de petróleo.
A Bacia de Santos é vista como a principal província petrolífera do mundo encontrada nos últimos anos.
Actualmente, as reservas de petróleo e gás da Petrobras somam 11,704 bilhões de barris.
A Petrobras, cujas acções dispararam hoje, melhorando o desempenho da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não confirmou ainda a informação divulgada pelo director da ANP.
CMC.
Lusa/Fim