A peregrinação ao túmulo do Apóstolo S. Tiago Maior, em Santiago de Compostela, a partir de Portugal, conheceu um grande crescimento desde há dois anos. Entre os dias 10 e 17 deste mês, rumaram até lá 3124 peregrinos, dos quais 621 usaram o caminho português de Santiago, sendo 364 de nacionalidade portuguesa.
Por ocasião da Semana Santa do ano passado, entre os dias 19 a 28 de Março, caminharam até Santiago de Compostela 2151 peregrinos e, entre 24 e 27 de Março, 1553 peregrinos. No total, forma 3128 peregrinos, 302 dos quais utilizaram o caminho português e 201 eram portugueses.
A Associação Espaço Jacobeus (AEJ), associação de âmbito nacional de promoção do Caminho de Santiago e da tradicional peregrinação jacobeia, congratula-se com as estatísticas, mas lamenta os cada vez mais numerosos grupos organizados, com camiões de apoio, "que têm vindo a aproveitar-se das infra-estruturas preparadas para os peregrinos, tornando o Caminho Português de Santiago num verdadeiro caos", queixa-se.
Igualmente, a AEJ lamenta que, dos cerca de mil peregrinos recenseados no Caminho Português de Santiago durante a Semana Santa, apenas mais da metade tenha solicitado a Compostela. Aquele dado confirma, segundo a associação, "o facto de serem cada vez mais aqueles que seguem o Caminho Português de Santiago sem sequer saber quem foi o Apóstolo São Tiago Maior, a sua história ou a lenda que deu origem ao Património da Humanidade que são os Caminhos de Santiago".
