Corpo do artigo
Aoperadora TV Cabo deixou de emitir, à meia-noite de ontem, os canais Medicina e Saúde devido a uma questão contratual, segundo avançou, à agência Lusa, fonte da empresa distribuidora.
"Houve um incumprimento contratual e chegou-se a acordo para a descontinuação da transmissão a partir de 1 de Junho", explicou o director de Comunicação da TV Cabo, Pedro Mota Carmo, escusando-se, no entanto, a adiantar mais pormenores sobre o assunto. Da parte dos responsáveis pelos canais, não foi possível ouvir, até ao limite de fecho desta edição, a outra versão sobre a retirada.
A possibilidade de os canais de Medicina voltarem a ser transmitidos pela TV Cabo não foi absolutamente colocada de parte pela TV Cabo, como disso dá conta o director de Comunicação. Sobre a matéria, adianta apenas que "a situação poderá ser discutida pelas partes". Por um lado, vinca-se que "a TV Cabo vai chegar a uma solução que vá de encontro aos interesses do seu público". Mas, por outro, salienta-se que os referidos canais não eram os mais vistos pelos espectadores da oferta cabo. "Os canais não tinham audiência".
A TV Medicina e a TV Saúde - que partilhavam a mesma frequência - são dos canais mais antigos da TV Cabo, tendo começado a emitir em Agosto de 2000. A TV Medicina dirigia-se exclusivamente a médicos, dentistas e farmacêuticos, transmitia diariamente - entre as 18.00 e as duas horas - conferências, debates, simpósios, filmes científicos nacionais e internacionais e fóruns de actualização médica.
Apesar de ser codificado, o canal era gratuito, já que a selecção do público era feita pela própria TV Cabo através da distribuição de descodificadores aos médicos.
Já a TV Saúde emitia todos os dias, das 10 às 18 horas, dedicando a sua programação ao público em geral, com temas relacionados com a prevenção e a qualidade de vida. Cristina Caras Lindas era um dos rostos da emissão.
Em 2001, os dois canais estiveram mesmo prestes a ser comprados. Tornaram-se públicas as negociações com a Portugal Telecom e com o grupo Media Capital, com vista a um acordo de parceria entre as três empresas, na sequência das dificuldades financeiras sentidas pelos gestores dos canais.