Corpo do artigo
A conceituada revista britânica "Wallpaper" nomeou a Casa da Música, no Porto, candidata à melhor construção pública, no concurso de design que promove anualmente. A revista, uma das mais conceituadas da Europa no âmbito do design de interiores e 'life style', premiou, no ano passado e na mesma categoria, o Millenium Park, em Chicago.
Na lista de nomeados de 2005, cujo vencedor será anunciado a 12 de Janeiro, concorrem outras quatro obras que foram eleitas por um painel de especialistas. Destas cinco obras, todas inauguradas este ano, três estão na Europa e duas nos Estados Unidos. À excepção do Millau Viaduct, todas são infra-estruturas culturais (três museus e a Casa da Música). Depois da opinião pública se dividir sobre a estética do edifício que o arquitecto holandês Rem Koolhaas projectou para a Rotunda da Boavista, o popular "ovni" pode agora ver o seu mérito reconhecido.
O Young Museum de San Francisco, da autoria dos arquitectos suíços Herzog e Meuron, que inaugurou no dia 15 de Outubro, é outro dos concorrentes. Este edifício privilegia a integração da arquitectura na paisagem natural .
O Millau Viaduct, em França, projectado por Foster and Partners, foi uma das obras de engenharia mais polémicas do Mundo, nomeadamente sobre o tempo de longevidade que poderia ter. De momento, está estimado em 120 anos. Esta obra bate um recorde mundial, dado que uma das suas colunas mede 244 metros e 96 centímetros, sendo a mais alta do Mundo.
O MoMA (Museum of Modern Art) de Nova Iorque é também um dos nomeados nesta categoria. O edifício é da autoria do japonês Yoshio Taniguchi. O edifício, que foi concebido originalmente em 1953, sofreu uma remodelação, sendo o seu aumento considerável. O espaço disponível foi considerado uma mais-valia para servir de montra às obras de arte contemporânea. Para a entrada do MoMA, Taniguchi foi beber inspiração às ruas de Manhattan.
Outro dos cinco nomeados foi o MUSAC (Museu de Arte Contemporáneo) de Castela e Leão, da autoria dos arquitectos Mansilla e Tuñón. Quinhentas vigas prefabricadas num único plano proporcionam diferentes salas, com alturas e espaços distintos, que permitem visões longitudinais, transversais e diagonais. No exterior, o edifício adquire uma forma côncava, com janelas de vidro de diferentes cores, como um puzzle.
A "Wallpaper" mantém concursos em outras nove categorias, que incluem âmbitos tão distintos como Melhor Aplicação Doméstica, Melhor Novo Restaurante ou Melhor Colecção de Moda.
