Corpo do artigo
A programação da Casa da Música para os meses de Verão vai privilegiar a Praça. É aí que vão decorrer grande parte dos concertos previstos para o terceiro trimestre, com destaque para Milton Nascimento, a Orquestra Nacional do Porto ou a Banda Sinfónica da Covilhã. Será no espaço exterior que decorrerão também a segunda edição do "Um Porto de fado" e a terceira do HipoPorto, em que estarão presentes Sam The Kid e Mind Da Gap.
Pedro Burmester, director artístico da Casa da Música, explicou, ontem, a opção - de certa forma "arriscada" pelo factor meteorológico - de trazer para o exterior grande parte da programação do terceiro trimestre, com o objectivo de "trazer novos públicos" para a Casa. Este será, assim, um período em que a programação terá um carácter mais "leve" e "descontraído" e que beneficiará de preços mais baixos (com bilhetes entre 7,5 euros e 10 euros) ou até mesmo de acesso livre.
As condições de assistência na Praça serão também melhoradas em relação ao ano passado, permitindo sentar 2500 pessoas em boas condições. O próprio interior da Casa da Música vai também receber alguns melhoramentos ao longo dos próximos meses, anunciou, por seu lado, Dalila Rodrigues, directora de Marketing. Serão rectificadas situações de conforto e funcionalidade, por exemplo, em questões de acessos e de iluminação. O funacionamento dos bares 1 e 2 deverá ser também prolongado para depois dos concertos e durante o dia, de forma a garantir maior frequência da Casa.
Também o serviço educativo será reforçado, beneficiando, em particular, da aquisição de um gamelão (um instrumento de percussão de origem indonésia vulgarmente utilizado nas acções educativas), que será uma presença constante a partir de Setembro.
No que diz respeito à programação, o tiro de partida para o Verão acontece com os concertos das festas da cidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa festeja o S. João com um programa de entrada livre, que conta, este ano, com os Irmãos Catita, os Rádio Macau e a Orquestra Nacional do Porto (ONP). Outro destaque, ainda em Junho, é o Festival Mestiço. São três dias (de 26 a 28 de Junho) dedicados à música do Mundo, com um forte peso da língua portuguesa. Curiosa será, igualmente, a junção, na sala Suggia, da ONP e de vários coros da Universidade do Porto.