Corpo do artigo
O presidente da República, Cavaco Silva, escolheu Espanha para a sua primeira visita de Estado, de 25 a 28 de Setembro, a convite do Rei Juan Carlos, anunciou ontem o Palácio de Belém.
O convite do monarca espanhol foi feito em Março, quando Cavaco Silva tomou posse como presidente da República, e transmitido pelo Príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, que assistiu às cerimónias.
Durante a sua visita de Estado à Espanha, Cavaco Silva manterá encontros com o Rei Juan Carlos e com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero.
Além de Madrid, o chefe do Estado português e a mulher, Maria Cavaco Silva, visitarão também as Astúrias, acompanhados pelo príncipe das Astúrias e a mulher, Letícia.
Fonte da Presidência da República disse à Agência Lusa que a escolha de Espanha é explicada pela "importância que [Cavaco Silva] sempre atribuiu à relação" com o Estado espanhol.
"Com a escolha de Espanha como primeira visita de Estado, o presidente da República quer sublinhar, por um lado, a importância que, como é sabido, sempre atribuiu à relação com os nossos vizinhos, e, numa base pessoal, o apreço muito particular que lhe merece a figura do Rei Juan Carlos", acrescentou a mesma fonte.
Cavaco Silva e o Rei Juan Carlos reuniram-se por várias vezes durante os anos em que o actual presidente foi primeiro-ministro (1986- 1996).
O ex-chefe de Governo pertence ao Clube de Madrid - criado para promover o desenvolvimento sustentado e o debate entre líderes internacionais, reúne 44 antigos chefes de Estado e de Governo - e que tem o Rei de Espanha como patrono.
Cavaco Silva é também, desde 1994, membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Espanha.
Desde Março, o presidente da República já esteve em Cabo Verde, onde assistiu à posse do presidente, Pedro Pires, na Guiné-Bissau, para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e na Bósnia e Kosovo, para visitar as tropas portuguesas destacadas nestes dois países.