Corpo do artigo
Zacatecas, México, 30 Mai (Lusa) - O realizador português Manoel de Oliveira será homenageado em Outubro na Cidade do México, no quadro do I Congresso da Cultura Ibero-americana, anunciaram quinta-feira os organizadores do evento.
"No quadro do Congresso, previsto para o período de 01 a 05 de Outubro, será prestada homenagem a uma grande figura latino-americana: Manoel de Oliveira, que completa 100 anos em 2008 [a 11 de Dezembro]", disse aos jornalistas a directora do Instituto Mexicano da Cinematografia (Imcine), Marina Stevenhagen.
A responsável recordou a extensa trajectória Oliveira, que iniciou a sua carreira no cinema em 1931, com a curta-metragem "Douro, Faina Fluvial".
Referiu em seguida que também estará "presente" no Congresso outro grande vulto do cinema ibero-americano, o espanhol Luis Buñuel (1900-1983), que será recordado com um importante exposição.
O Congresso da Cultura Ibero-americana terá como temas centrais o cinema e o audiovisual, pelo que Marina Stevenhagen considerou de grande importância contar com a presença de destacados representantes da comunidade cinematográfica.
"De México - disse - espero que estejam presentes os nossos 'Três Mosqueteiros' (Guillermo Del Toro, Alejandro González Iñárritu e Alfonso Cuarón) com a sua visão especial das coisas, mas temos talentos de sobra, peritos, pessoas de muito nível".
A organização está a contar com a participação de entre 200 e 300 personalidades da cultura iberoamericana.
A programação completa deste I Congresso será dada a conhecer em Julho.
RMM.
Lusa/fim