Corpo do artigo
Embora não esteja particularmente vocacionado para actividades com seniores, o Clube de Dança de Salão do Porto não deixa de direccionar alguma atenção para essa faixa etária, sobretudo em época fraterna e de emoções mais sensíveis.
O clube, com sede na Rua de Faria Guimarães, n.º 1119, e já com 14 anos de existência, tem, como estratégia prioritária, "formar pares para a alta competição"se bem que no seu tablado evoluam sete pares de pessoas idosas e que integram a chamada dança social.
"Esta vertente, curiosamente, goza de maior adesão nas instalações de Guimarães e Braga, não sabemos bem porquê", concretizam Júlia Almeida (tesoureira) e Luís Gonzaga (presidente) um par na dança e na vida real e que, em representação de Portugal, no Mundial de 2000, em Liège (Bélgica) conseguiu um brilhante sexto lugar. Hoje, dedicam-se, inteiramente, a dar aulas de dança, transmitindo os seus profundos conhecimentos na matéria, levando os alunos a inúmeras participações em festas, em convívios, a lares da terceira idade, e mesmo fazendo animação de rua. Com alguma ironia, respondem a solicitações da Câmara do Porto que tem protelado o início das obras da nova sede, não obstante a cedência dos terrenos ter sido aprovada em Assembleia Municipal, numa altura em que Nuno Cardoso era presidente da autarquia.
De resto, também a Junta de Freguesia de Paranhos se socorre, amiúde, do Clube de Dança de Salão do Porto para animar alguns eventos. Em tempo de prendas natalícias , seria a altura ideal para premiar o clube.