Corpo do artigo
Crianças com idades entre os quatro e os seis anos foram acompanhadas por um grupo de investigadores do Canadá que quiseram verificar se o cérebro fica com competências diferentes no caso de haver aprendizagem musical. E chegaram à conclusão que sim. A aprendizagem da Matemática e a literacia são nitidamente favorecidas pelo menos com um ano de aulas de música.
Cientistas da Universidade McMaster compararam o desenvolvimento de crianças com e sem aulas de música. Ao fim de um ano, verificaram que as que tinham tido aulas mostravam ter melhor memória e um desenvolvimento mais acentuado na aprendizagem da Matemática, leitura e outros saberes.
O estudo prolongou-se por um ano mas, em algumas crianças, os investigadores notaram logo diferenças ao fim de quatro meses de aprendizagem de música.
Outros estudos anteriores já tinham mostrado que as aulas de música aumentavam o quociente de inteligência das crianças. Mas, de acordo com o coordenador desta pesquisa, "este é o primeiro estudo que mostra respostas distintas do cérebro de crianças, consoante tenham recebido ou não treino musical durante um ano".
A investigação recorreu à magnetoencefalografia para medir a actividade cerebral enquanto eram dados a ouvir às crianças dois tipos de sons, um dos quais de violino. A energia envolvida no processamento destes últimos sons, que tinham adquirido significado para o cérebro, era sempre superior. Neste estudo, foi usada a técnica Suzuki, que encoraja as crianças a ouvir e imitar a música antes de aprenderem a lê-la.
Os investigadores propõem-se agora estudar eventuais efeitos semelhantes em adultos.