Corpo do artigo
Os espectadores mais novos, com idades entre os quatro e os 14 anos, preferiram ver televisão em horário nobre e, entre os programas para a sua idade, os que mais mereceram a sua atenção foram o "Disney Kids" e o "Fun Totil". Na categoria de programas destinados exclusivamente a crianças, a SIC vence as restantes estações desafogadamente, ao conseguir colocar 20 produções nos primeiros lugares da tabela dos mais vistos do ano, segundo a Marktest.
O mesmo estudo, baseado em médias deduzidas das prestações registadas durante o ano de 2004, destaca que apenas dois dos programas, entre os vinte mais vistos pelo target 4/14, assumem o rótulo de programa dirigido a crianças. Em primeiro plano figuram os jogos de futebol, oito deles nos primeiros postos, o que se justifica pelo ano rico em eventos desportivos, como o Europeu de Futebol; logo seguidos de uma edição da "Quinta das celebridades" (de 6 de Outubro), e um episódio de "Morangos com açucar", na 12º posição.
No "ranking" da programação exclusivamente infantil, ocupam o primeiros postos o "Disney Kids" - no top geral ocupava a 13º posição - o bloco "Fun Totil", "Ioio", todos eles da SIC. O primeiro programa a furar esta barreira das propostas de Carnaxide é o "Zig Zag", do canal Dois.
Poderá concluir-se que a TVI não vinga propriamente entre os pequenos pela programação infantil. Neste "ranking" apenas surge em 37º lugar com as "Aventuras de Jackie Chan". O canal 1 da estação pública também está arredado das preferências do público mais pequeno. É a 2, porém, que vai tendo alguma notoriedade entre este espectador.
Dados da Marktest, igualmente respeitantes ao período de 1 de Janeiro a 28 de Dezembro, revelam ainda que a este nível etário também foi a SIC a cantar vitória. Contas feitas, o seu "share" global médio , índice que diz respeito à partilha entre os que assistem à televisão, foi de 34.1%, ficando a TVI com 30.1%, o que corresponde a uma audiência média percentual de 4.4 %e 3.9, respectivamente.
A Media Monitor, do grupo Markest, dá ainda conta de que é o canal Panda que ganha em afinidade junto deste "target" em particular. Isto porque os seus níveis de audiência são muito superiores à média do universo. Indica a pesquisa que as crianças entre os quatro e os 14 anos residentes em lares com cabo apresentam uma audiência do canal Panda quatro vezes e meia superior à média do universo, com um índice de 457. Sucedem-se nesta avaliação o Disney Channel e o canal Cartoon/TCM.
