Corpo do artigo
A crise aérea brasileira provocou a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires, que será substituído pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.
O anúncio oficial foi feito pelo Palácio do Planalto, que aceitou o pedido de demissão de Waldir Pires e dará ainda esta tarde posse ao novo ministro, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
O acidente em São Paulo com o avião da TAM, em que morreram 198 pessoas, agravou a crise aérea que se prolonga desde Setembro do ano passado, quando um Boeing da GOL colidiu com um jacto Legacy, na Amazónia, resultando na morte de 154 pessoas. Após o acidente, os atrasos e cancelamentos de voos tornaram-se frequentes, com vários registos de problemas de equipamentos e protestos dos controladores aéreos.
A mudança no Ministério da Defesa deverá ser acompanhada pela troca de comando na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), já que a permanência do actual presidente, brigadeiro José Carlos Pereira, ficou igualmente difícil após o acidente com o Airbus A320 da TAM.
Até agora foram identificadas 74 vítimas. O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo adiantou que vários corpos ficarão sem identificação devido ao seu estado de carbonização.