Moura, Beja, 03 Ago (Lusa) - Actuações de grupos corais, conversas e uma exposição de fotografia vão marcar a primeira edição do Festival do Cante, que vai decorrer dia 25 na cidade alentejana de Moura (Beja), para "celebrar" o tradicional cantar do Alentejo.
O festival é uma das ofertas incluídas na programação da Animaverão 2007, uma iniciativa cultural organizada pela Câmara Municipal de Moura para "animar" as noites de sábado deste mês na cidade.
A vereadora do município, Maria José Silva, explicou hoje à agência Lusa que o festival pretende "celebrar, promover e dignificar o cante alentejano", classificado pela autarquia como património de interesse municipal.
A abertura da exposição de fotografia "O Campo e o Cante", do fotógrafo alentejano António Cunha, na Adega da Mantana, e "Conversas sobre o Cante", um colóquio à volta do presente e do futuro do cantar alentejano, no Cine Teatro Caridade, às 18:00, marcam o arranque do festival.
Seguem-se, a partir das 22:00, no Anfiteatro do Castelo de Moura, as actuações do grupo de música popular "Vá de Modas" e de quatro grupos corais, como o "Ateneu Mourense" e as "Brisas do Guadiana", de Moura, "Os Ganhões", de Castro Verde, e "Os Alentejanos", da Damaia (Amadora, Lisboa).
Além do Festival do Cante, a Animaverão 2007, que arranca este sábado, inclui também, sempre às 22:00 no Anfiteatro do Castelo de Moura, espectáculos da "Brigada 14 de Janeiro", na noite inaugural, e das bandas da Sociedade Filarmónica União Mourense "Os amarelos", dia 11, e do Centro Recreativo Amadores de Música "Os Leões", dia 18.
LL.
Lusa/Fim
