Corpo do artigo
A companhia portuense Teatro Plástico oferece hoje um espectáculo de dança, integrado nas comemorações do seu 10.º aniversário. Trata-se de um solo de dança "butoh", interpretado por Maria Reis Lima, que vai decorrer nos jardins da Casa das Artes, às 21.45 horas (entrada pela rua Ruben A, 210). É uma apresentação única, com entrada gratuita.
Bailarina e coreógrafa, Maria Reis Lima revisita nesta solo o texto de Eric-Emanuel Schmitt que serviu de base a um espectáculo do Teatro de Plástico em 1999, intitulado "Projecto X.2". Assim, junto ao lago do jardim da Casa das Artes, a artista vai recriar, através da magia do "butoh" e do seu absoluto minimalismo, um poema dramático que funde Oriente e Ocidente, tradição e vanguarda.
O "butoh" é um movimento de dança contemporânea surgido no Japão em 1959, pelas mãos de Kazuo Ohno e Hijikata Tatsumi, que rompeu com a filosofia estereotipada da dança tradicional japonesa. A técnica desta dança mistura o grotesco com o sublime.
Apesar de ter a duração de apenas meia hora, não deixa de ser um espectáculo ao ar livre, pelo que convém que o público leve bons agasalhos.