Dança: Campeonato Mundial de Tango começou na Argentina, Portugal é um dos países participantes
Corpo do artigo
Buenos Aires, 17 Ago (Lusa) - Portugal é dos vários países representados no V Campeonato Mundial de Tango, que hoje arrancou na Argentina, onde são esperados cerca de 500 pares de bailarinos nas provas de "tango de salão" e "tango espectáculo".
Até 26 de Agosto, participantes provenientes de 154 cidades do mundo vão fazer o gosto ao pé e tentar arrecadar o prémio vencedor, atribuído a cada uma das categorias em prova, no valor de 1.638 euros.
As provas de "tango espectáculo", mais artístico, começaram a ser disputadas hoje e continuam no sábado, enquanto as de "tango de salão", mais popular e tradicional, iniciam-se domingo.
As finais realizam-se a 25 e 26 de Agosto. De acordo com a organização, 70 por cento dos bailarinos são da Argentina, país que "inventou" este estilo de dança.
Participam ainda no certame, que este ano quase duplicou o número de dançarinos face a 2003, concorrentes da Austrália, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Sérvia, Colômbia, Brasil, Bélgica, França, Estados Unidos, Reino Unido, Grécia e Suiça.
O programa da competição inclui também aulas de dança e exibições.
A Lusitango, uma associação portuguesa que promove a cultura do tango no País, irá promover, de 21 a 25 de Maio do próximo ano, em Lisboa, mais uma edição do Festival Internacional de Tango, com espectáculos acompanhados de orquestra e "workshops".
De acordo com a página oficial da associação, são esperados na iniciativa "dez dos melhores bailarinos argentinos".
ER.
Lusa/Fim
