Corpo do artigo
Um documentário sobre o arquitecto Siza Vieira é o cartão de apresentação do mais recente canal temático da televisão por cabo. O lançamento do Biography Channel ocorre no dia 13 de Janeiro, pelas 17 horas, e Portugal torna-se, assim, no segundo país europeu a ter disponível um canal que chega a 170 milhões de pessoas. Presente nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a versão portuguesa do Biography Channel é produzida pela Multicanal e pela norte-americana Arts & Entertainment (A&E) - que também criaram o Canal de História. Depois de Portugal, o canal chega a Espanha e para breve está prevista a sua presença em Itália e Israel.
Apesar do grosso da produção ser estrangeira, o programa sobre Siza Vieira abre uma linha de produção própria, feita em Portugal e por produtoras nacionais, que deverá assegurar a realização de mais trabalhos aprofundados sobre personalidades lusas. Mensalmente estreia um "Bio extra", rubricas de três a quatro minutos que destacam figuras nacionais. O primeiro é dedicado ao actor António Feio, seguindo-se o músico Rodrigo Leão.
O canal estreia na TV Cabo e como está integrado no pacote básico chegará a um milhão de assinantes, segundo a operadora. Na grelha, ocupa o lugar do Sol Música que termina as emissões no dia 10. Posteriormente o novo canal será também distribuído pela Cabovisão. A.G.
