Corpo do artigo
Os telespectadores que gostam da produção nacional têm ao dispor, a partir de hoje e até à próxima sexta-feira, na Dois e no canal Lusomundo Gal-lery, um programa aliciante que consta de documentários e filmes portugueses. O canal Dois exibe, integrado no ciclo "noitadas", vários documentários , nomeadamente "Rabo de peixe" de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, "Rebelados no fim dos tempos", de Jorge Murteira, "Kuxa kanema - o nascimento do cinema", de Margarida Cardoso, "Mais alma"de Catarina Alves Costa e por fim, a fechar a semana, "Onde jaz o teu sorriso?"
O primeiro documentário "Rabo de Peixe" vai para o ar hoje, à uma hora da manhã. Trata-se de um trabalho que narra o drama da população de Rabo de Peixe, onde os habitantes sofrem com a quebra de pescado no Oceano Atlântico.
Na oferta cabo, o canal Lusomundo Gallery promove também, a partir de hoje, o "Festival Clássicos portugueses". São cinco filmes para cinco noites, onde se encontram os grandes êxitos que marcaram a história do cinema português "A canção de Lisboa"; "As Pupilas do Senhor Reitor"; "A vizinha do lado"; "Fado- História de uma cantadeira" e "Sonhar é fácil".
Este ciclo inicia-se com a exibição do longa metragem "A canção de Lisboa", o primeiro filme sonoro realizado em Portugal. Estreado em 1933, no teatro de S.Luiz, em Lisboa, esta comédia tornou-se um êxito a nível nacional e até internacional, catapultando para a ribalta actores como Vasco Santana ou Beatriz Costa.
Para encerrar este Festival de Clássicos Portugueses, será mostrada a comédia "Sonhar é fácil". A história gira em torno de um escriturário que herda uma quinta e concretiza o sonho de se tornar agricultor.
Produzido em 1951e baseado no chamado realismo populista, "Sonhar é fácil" destaca o papel de Laura Alves, considerada por muitos a herdeira de Beatriz Costa. Durante esta semana, há pelo menos duas oportunidades para conhecer melhor o que se faz em português.
