Corpo do artigo
O"especial" dedicado aos 30 anos da independência de Cabo Verde, transmitido no mês passado pela RTP, foi considerado pela Associação de Telespectadores (ATV) como o melhor programa de Julho da estação pública. Para esta instituição, foi uma excelente ideia a RTP realizar um programa em directo, a partir da cidade da Praia, como forma de assinalar os trinta anos da independência daquele país. A ATV considera esta transmissão "um exemplo de serviço público e de como uma televisão pública pode ter um papel importante no reforço da lusofonia".
Entretanto, a mesma associação elegeu o "Jornal da Noite", da SIC, como o "melhor" da estação de Carnaxide. Classificando-o de "editorialmente sério, na forma e no conteúdo". A ATV acha que o "Jornal da Noite" é, de facto, a jóia da coroa do canal SIC. Na grelha da TVI, o destaque positivo foi dado à série "Os Serranos", que vai para o ar aos domingos da TVI.
A ATV sublinha que se trata da história de uma família típica reconstituída do meio urbano e que tanto ele como ela são casados pela segunda vez. A série conta como os filhos de um e de outro que coabitam a mesma casa, aprendendo a construir uma nova família.
Para a tabela dos piores, a ATV escolheu, mais uma vez, o programa apresentado por João Kléber, "Fiel ou infiel". Na opinião da associação poderá "ser o pior todos os meses, enquanto durar, que, infelizmente, deve ser uma eternidade, pois a TVI é perita em deixar no ar, durante muito tempo, programas de baixíssima qualidade como é o caso".
A ATV critica também o "SIC 10 horas", de 18 de Julho, considerando ter tido uma "falta de respeito" por algumas mulheres vítimas de maus tratos, nomeadamente ao denunciar o lugar de residência de algumas delas.
Também a programação de cinema da RTP recebeu nota negativa. Para a entidade que representa os telespectadores, a programação nesta área é feita sem critério, sem qualidade e os filmes são interrompidos regularmente pela publicidade.