Corpo do artigo
f Enómeno Proeza tem atraído à exploração alguns vizinhos
Um ovo com 120 gramas foi posto por uma das trinta galinhas de Bartolomeu Sentieiro, um empresário de Casal do Sapo, concelho de Sesimbra, que há décadas dedica os tempos livres a cuidar de animais.
Segundo contou ao JN, a proeza não é nova e explica-se pela idade da galinha, ainda não identificada pelo proprietário. «Todas as minhas galinhas põem ovos ditos normais, excepto as mais velhas. Já cheguei a ter um ovo com três gemas», conta.
Habituado à dimensão dos ovos brancos, Bartolomeu Sentieiro garante que o tamanho tem «tudo a ver com idade e não com a alimentação». «Costumo dar-lhes farelos, milho, trigo e verduras. Muita gente quando vê o tamanho dos ovos, diz que não são de galinha, mas são», garante.
Sem ainda ter descoberto a «mãe» do ovo, Bartolomeu Sentieiro guardou, até ontem, dois ovos (um 120 gramas e outro de 110 gramas) na sede da empresa e alguns vizinhos mais curiosos não hesitaram em comprovar, com os próprios olhos, o tamanho dos exemplares.
Restaurante compra
«Para mim isto não é novidade, já é hábito. Tenho galinhas com seis quilos e os ovos são bons e saborosos. São para nosso consumo e para os amigos e há um restaurante perto do local onde vivo (Vila Amélia, concelho de Palmela) que faz bolos com eles», acrescenta.
Bartolomeu Sentiero não tenciona comprovar o «recorde» no livro do Guiness que classificou, em 1997, um ovo de avestruz de 2,35 quilos como o maior do mundo.
Ana Rute Silva
