T oda a magia vai estar novamente em Coimbra, entre os dias 13 e 18, com a realização da nona edição do Festival Internacional de Magia de Coimbra/8.º Encontros Mágicos. Durante seis dias, a urbe do Mondego vai receber espectáculos com mágicos oriundos de cinco países, que vão actuar em duas galas no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), mas também nas ruas da cidade, nos hospitais e no Estabelecimento Prisional de Coimbra.
O evento, que conta com o apoio da autarquia, tem como director artístico Luís de Matos e aposta em levar a arte mágica a toda a gente, transformando as ruas de Coimbra num grande 'plateau' de magia, mas também os hospitais , onde os doentes, com especial atenção para as crianças do Hospital Peditátrico, podem partilhar a magia dos ilusionistas.
Nos dias 16 e 17, o palco do TAGV recebe as duas galas do festival, mas, durante todos os dias do certame, os transeuntes vão ser surpreendidos pela magia de 'performers' vindos da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, China e Suécia. De entre eles, destaque-se a presença em Coimbra do norte-americano Silly Billy. Habituado a animar as festas das grandes vedetas de Hollywood, aquele mágico vai viver uma experiência novanos Encontros de Coimbra , ao actuar na rua, mas também no Estabelecimento Prisional e nos hospitais Pediátrico e Sobral Cid.
"Um acontecimento relevante" , que traz "notoriedade à cidade", assim considerou o festival Mário Nunes, vereador da Cultura da autarquia coimbrã, que aposta forte no evento, apoiando-o com 60 mil euros. Para Luís de Matos, o Festival de Magia de Coimbra está hoje "consolidado", sendo uma referência internacional desta arte.
"Os maiores mágicos do Mundo têm vindo a Coimbra", ao longo das oito edições anteriores. Este ano, apenas um repete a experiência o norte-americano Donal Lehn, que marcou presença há seis anos no festival. Para a presente edição foram convidados os mágicos Wessels & Weiss, Jojo Weiss, Andreas Wessels, Julius Frack e Junge Junge (Alemanha), Luis Manuel e Don Legafe (Espanha), Vito Lupo, Silly Billy e Donald Lehn (Estados Unidos), Jane (China) e Karl Berseus (Suécia).
Depois de uma abertura oficial na Câmara Municipal, o primeiro dia propõe dois espectáculos de rua, na Praça 8 de Maio e no Largo da Portagem, mas também a primeira visita a um hospital, o de Sobral Cid. No dia seguinte, a magia continua no Hospital Pediátrico, numa iniciativa que Luís de Matos considerou ser "uma experiência única", com os artistas a levarem a magia às crianças internadas naquela unidade hospitalar.
