Corpo do artigo
O
Entrada de "Ruca"
no décimo ano do canal Panda
canal líder de audiências no segmento infantil em Portugal celebrou ontem 10 anos como filho único no Mundo. Apesar de ter origem espanhola, neste momento é um exclusivo da TV Cabo. Em Espanha o contrato não foi renovado com a operadora Via Digital em Janeiro de 2000 e o seu percurso ficou por ali.
Na sequência disso, a Multicanal, a empresa produtora, que assegura entre outros os canais Odisseia e o Canal de História, tem vindo a apostar cada vez na proximidade com o pequeno espectador português. As iniciativas no terreno com a presença do peluche Panda são cada vez mais frequentes. Hoje, o boneco vai estar no Badoka Park, no Alentejo, para apresentar as novas estreias. Para fazer companhia ao "Noody", o programa de maior êxito do canal, um chamariz para a emissão, surge agora "Ruca", série familiar às crianças que seguem a programação do canal Dois.
Entretanto, o canal ganhou uma directora portuguesa, que trabalha, no entanto, a partir de Madrid. Isabel Mimoso explica a aceitação do canal pelas coordenadas que sustentam a sua programação. E são elas "entreter e divertir com uma componente educativa". Diz a responsável que "estimular o desenvolvimento intelectual e social e promover valores positivos mobilizam, mais concretamente, as campanhas como "Panda Sport e Panda Profissões". Esta última, além do programa televisivo e da divulgação em locais próprios, deu agora origem a uma colecção de livros.
Nos espaços de programação própria do canal, tem sido tónica dominante da estratégia promover acções com a presença de figuras nacionais. Ontem, por exemplo, juntaram-se na apresentação das novidades Carlos e Paula Xavier, Mico da Câmara Pereira, Filipa Gidão, José Moutinho, Elsa Gervásio, Pedro Pinto Coelho, entre outros.
Aspecto de relevância, segundo a directora, para entender este fenómeno de popularidade prende-se com a sua mascote. Isabel Mimoso explica que ela tem a vantagem de ser "um animal, um urso e as crianças identificam-se sempre muito com as mascotes que são animais". Conta "Ao vivo, ele proporciona uma proximidade que as reconforta e fascina. E faz com que o Panda seja mais um membro da família ou do grupo de amigos".
O público do canal é constituído por crianças de 3 e 4 anos até aos 9, 10 anos. Neste momento, o canal é 100% em português. Quando não há dobragens, apresentam-se legendas.
Na hora de escolher a programação, o que mais conta são os valores positivos dos conteúdos, sublinha a directora. "Valorizamos que o programa destaque valores positivos, como a amizade, a lealdade, a família, a imaginação". Seguindo-se "a qualidade da animação, tanto a técnica como a artística, e o facto de ter uma personagem atractiva para o nosso público". Ao que acrescenta ainda aspectos relacionados com a ingenuidade, situações de pura diversão e promoção de sentimentos agradáveis.
