O responsável pelas forças de segurança da Autoridade Palestiniana (ANP) na Faixa de Gaza, o coronel Rashid Shbak, anunciou uma reestruturação dos diferentes organismos sob as suas ordens com o pretexto de restabelecer a ordem nos territórios palestinianos. Entre os organismos que vão desaparecer figura o Departamento de Protecção, o famigerado Esquadrão da Morte.
Nos últimos meses, várias manifestações tinham exigido à ANP que desmantelasse o Esquadrão da Morte, que cometeu atrocidades contra a população civil em nome da luta que trava contra organizações radicais como Hamas e a Jihad Islâmica.
Segundo Shbak, todos os efectivos do Esquadrão serão integrados em diferentes unidades. "O nosso objectivo é que os cidadãos se sintam seguros e, depois de termos escutado as exigências da população, decidimos desmantelar o Departamento de Protecção", explicou o coronel.
Aquele responsável palestiniano negou, por outro lado, que haja coordenação entre a ANP e Israel, mas reconheceu que existem contactos diplomáticos, de forma a que o Governo judaico facilite as movimentações dos eleitores para as presidenciais, agendadas para 9 de Janeiro.
