Corpo do artigo
A
pós a visita das "estrelas" da WWE, no passado mês de Dezembro, ontem e anteontem, foi a vez dos lutadores da TNA (Total Nonstop Action) - uma liga alternativa - brindarem os espectadores do Pavilhão Rosa Mota, no Porto (ver Última), e do Campo Pequeno, em Lisboa, com uma noite inteira de wrestling, organizado pela Elec3city. E a julgar pela entrega do público, o espectáculo norte-americano de violência guionizada e coreografada está para durar, em Portugal.
A estrela de ambas as noites foi Kurt Angle, antigo campeão da WWE e vencedor de uma medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. A presença do lutador atraiu grande parte dos e o próprio retribuiu ao entrar em rigue com a bandeira lusa nos ombros. O herói norte-americano venceu Samoa Joe, um "wrestler" anafado, mas de uma agilidade notável, naquele que foi o melhor combate da noite.
O espectáculo teve um pouco de tudo e, anteontem, foi outro tipo de "tourada" a preencher o espaço tauromáquico, em Lisboa. Um dos combates da noite resvalou para a plateia, para gáudio do público, sobretudo, das crianças e adolescentes. Até Miccoli, jogador do Benfica, teve de levantar-se da cadeira, caso contrário, um "wrestler"de 130 quilos poderia ter agravado a lesão muscular do internacional italiano. E o final do combate terminou quando um "lutador" foi atirado para cima de uma mesa, partindo-a de seguida. A madeira foi oferecida a uma criança que, toda contente, ergueu o seu "troféu".
Os 4000 espectadores não esgotaram o Campo Pequeno (ficou pela meia casa), mas vibraram com cada golpe. O público aderiu ao evento. Gritou, insultou, mostrou os cartazes. Houve até um elemento do público que, após ser insultado por um "wrestler", tentou entrar em ringue para o confrontar. Valeu a segurança. O combate mais aplaudido da noite foi, sem dúvida, o feminino. Christy Hemme - que até já foi capa da revista Playboy - venceu Gail Kim, num combate onde o resultado até foi o menos importante. Pelo menos a julgar pela reacção efusiva do público masculino.
Além das vedetas internacionais da TNA, os eventos deram a conhecer o elenco da Associação Portuguesa de Wrestling. O combate determinou um novo campeão. E não é todos os dias que se vê um "wrestler" do Barreiro...
Rui Miguel Melo
Novo espectáculo da "Raw" confirmado
Os espectáculos de wrestling estão para durar. A WWE já confirmou a realização de um segundo evento do "Raw", o principal conteúdo da empresa norte-americana. O "show" está agendado para 9 de Junho, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e os bilhetes serão colocados à venda depois de amanhã, a partir das 10 horas, com os preços a oscilarem entre os 25 e os 85 euros. Recorde-se que o primeiro espectáculo do "Raw", marcado para 8 de Junho, já se encontra esgotado.