Corpo do artigo
Os municípios de Coimbra e Saragoça, em Espanha, assinaram ontem um acordo de geminação para estreitar relações que potenciem o papel das suas universidades e a ligação histórica da Rainha Santa às duas cidades ibéricas.
O alcaide de Saragoça, Juan Alberto Belloch, salientou a existência de "muitos traços comuns" às duas cidades ibéricas, em especial as suas universidades e Isabel de Aragão, a quem coube a fundação daquele convento para a ordem mendicante das Clarissas.
O autarca espanhol intervinha nas comemorações oficiais do Dia da Cidade de Coimbra, que incluíram a formalização do acordo de geminação e que pela primeira vez se realizaram no convento medieval de Santa Clara-a-Velha, na margem esquerda do rio Mondego.
Esta geminação é uma "daquelas que faz mais sentido" para Coimbra, defendeu, por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Encarnação. "A Rainha Santa Isabel é uma figura da modernidade, com extraordinária projecção em toda a Europa", acrescentou.
A sessão solene compreendeu a apresentação do livro "As mulheres que amaram Juan Tenório", de José Hugo Sarmento Santos, vencedor do Prémio Literário Miguel Torga Cidade de Coimbra 2004.
Foram também distinguidos o empresário Joaquim Machado (dono da Livraria Almedina), o artista plástico Mário Silva e o antigo presidente da Académica (Organismo Autónomo de Futebol) João Moreno, este a título póstumo.