Corpo do artigo
Lisboa, 21 Nov (Lusa) - O jornalista Joaquim Vieira foi o nome escolhido pela direcção do Público para assumir o lugar de provedor do leitor do diário, substituindo Rui Araújo que cessa o mandato no próximo dia 25, disse à Lusa fonte do jornal.
Joaquim Vieira, que assume o cargo em Janeiro, será assim o quinto provedor a passar pelo diário detido pela Sonaecom.
Jorge Wemans (entre Fevereiro de 1997 e Março de 1998), Joaquim Fidalgo (entre Outubro de 1999 e Setembro de 2001), Joaquim Furtado (de Janeiro a Dezembro de 2004) e Rui Araújo, que começou o mandato em Janeiro de 2006, foram os nomes que já passaram por esta posição.
O jornalista Joaquim Vieira tem um vasto currículo, tendo passado por meios como RTP, Expresso e Visão, tendo mais recentemente dirigido a revista Grande Reportagem, título que o grupo Controlinveste encerrou no final de 2005.
José Manuel Fernandes, director do Público, explicou ao 'site' especializado Meios &Publicidade que a escolha recaiu em Joaquim Vieira por este ser "um jornalista sénior, com experiência, respeitado dentro do meio e que conhece as exigências da profissão".
O responsável adiantou que o diário está a estudar uma alteração ao estatuto do provedor, com vista a tornar o mandato "mais longo e não renovável".
Neste momento, o provedor é nomeado pela direcção pelo prazo de dois anos, após parecer favorável do Conselho de Redacção, sendo que nenhum provedor pode ser nomeado por mais de dois mandatos consecutivos.
A Lusa tentou contactar a direcção do jornal, mas, até ao momento, não foi possível obter mais informações.
SCA.
Lusa/Fim
