Corpo do artigo
A uns escassos 90 dias do 115º aniversário, que seria comemorado no próximo dia 24 de Outubro, faleceu ontem de manhã, em Grijó (Gaia), Maria do Couto Maia. A mulher mais velha de Portugal e a segunda mais idosa da Europa. A mulher constava ainda na lista mundial de supercentenários, em que ocupava o 4º lugar, sendo apenas 116 dias mais nova do que Hendrikje Van Andel, a holandesa que detém o título actual de pessoa mais velha (viva) em todo o Mundo. Com 114 anos e 274 dias, Maria do Couto Maia foi a 22ª pessoa com maior longevidade de sempre em todo o Mundo. Morava com Rosa Lopes Couto, uma das oito filhas da anciã (cinco já falecidas). Tinha sete netos, 10 bisnetos e cinco trisnetos. Acamada há dois anos, não tinha doenças, não tomava medicamentos e ainda era um "bom garfo" para comer. Mulher trabalhadora e de memória resistente, criou as filhas sozinha e ainda podia ser vista a trabalhar no campo de uma das netas aos 106 anos. Era comadre de Augusto Oliveira Moreira, de 108 anos, o homem mais velho de Portugal, também residente em Grijó.
Já no mês passado, Portugal perdera dois dos seus mais velhos habitantes Rosa Perpétua Vaz (108 anos) e Emídio Guerreiro (105 anos). Maria de Jesus, residente em Madalena (Tomar), que completa 112 anos no próximo dia 10 de Setembro, passa a ser a mulher mais velha do país.
A mais velha portuguesa
faleceu ontem de manhã, em casa da filha, em grijó, com 114 anos e 274 dias. divulgada a sua existência pelo jn, foi validada na 4ª posição da lista de supercentenários mundial