A patrulha acrobática da Força Aérea Portuguesa "Asas de Portugal" surgiu ontem nos céus de Sintra apresentando novas cores e com um novo figurino. Parte da responsabilidade é do Millennium BCP, que patrocina a iniciativa.
A patrulha acrobática é constituída por dois aviões Alpha Jet, pintados agora de verde e vermelho, simbolizando as cores nacionais. O protocolo entre o BCP e a Força Aérea foi assinado ontem na Base Aérea de Sintra, pelo presidente do banco e pelo chefe de Estado-Maior da Força Aérea.
Na sequência do protocolo, a patrulha deverá fazer uma passagem no festival do Rock In Rio, mas para a Força Aérea constitui também uma forma de reduzir os custos financeiros, ao mesmo tempo que lhe permite fazer mais exibições.
Os "Asas de Portugal" nasceram em 1977, a operar o avião de instrução T-37, mas a patrulha acabou por ficar no solo depois de terem sido detectados problemas na estrutura dos aviões.
Houve vários anos de interregno e a patrulha reapareceu há três anos a voar os Alpha Jet, um avião de instrução que substituiu o T-37, na sequência da reorganização da instrução da Força Aérea. Só estão, no entanto, a operar dois aviões por razões que se prendem com os custos.
