Corpo do artigo
Cerca de 1400 idosos oriundos de todas as freguesias do concelho de Peso da Régua participaram num passeio organizado pela autarquia. Este ano, o ponto festivo escolhido foi a Quinta da Malafaia, em Esposende. Depois de terem assistido à "Celebração da Palavra", proferida pelo pároco de Peso da Régua, Luís Marçal, juntaram-se num almoço muito animado.
Já com o estômago bem composto, os seniores durienses foram contemplados com algumas prendas, oferecidas pela Câmara de Peso da Régua, pela mão do presidente, Vítor Almeida, e de alguns dos vereadores. Assim, os homens receberam um jogo de cartas e as mulheres um estojo de beleza. "O jogo das cartas é um passatempo tradicional das gentes do Douro. Este estojo para cuidados de beleza é, de certa forma, uma oferta simbólica para elevar a auto-estima das nossas seniores", referiu, a propósito, o vereador Gil Guedes.
Os idosos que se deslocaram à Quinta da Malafaia tiveram ainda a oportunidade de participar num arraial minhoto muito animado, onde muitos dançaram, cantarolaram modinhas do Minho e ficaram entusiasmados com os tradicionais cantares ao desafio. "Estes convívios, como o de Natal, são eventos que para nós têm o significado de homenagear toda uma geração que trabalhou ao longo de uma vida e que precisa também de ter os seus momentos de lazer e de diversão. O retorno destes convívios deixa também um residual significativo de confraternização, troca de experiências e saberes de vida e dá origem ao surgimento de novos laços de amizade", acrescentou Gil Guedes.
Para prestar apoio à comitiva sénior seguiram duas ambulâncias, dois carros de apoio, um médico, um enfermeiro e quatro bombeiros. Tudo correu bem, e os seniores de têmpera rija fizeram os cerca de 300 quilómetros na maior das calmas. No regresso, recordaram os bons momentos vividos.
Almeida Cardoso