Corpo do artigo
A criança de 10 anos que, na segunda-feira à tarde, sofreu um acidente numa piscina de uma quinta situada junto ao Colégio Islâmico de Palmela, na sequência do qual morreu uma menina de seis anos, acabou por falecer ontem, cerca das 16 horas, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, disse ao JN, o Sheik Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.
Já anteontem o presidente do conselho de administração daquele estabelecimento hospitalar tinha adiantado à agência Lusa que a criança estava "numa situação muito grave, com prognóstico reservado". Álvaro Carvalho acrescentou que o menino, internado na Unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria desde que deu entrada no hospital, encontrava-se inclusivamente ligado a um ventilador.
"O acidente ocorreu quando três das sete crianças que se encontravam a passar o dia na quinta, acompanhadas por um catequista, desapareceram na piscina" adiantou o líder religioso da comunidade islâmica da capital. A quinta, segundo aquele responsável, "também é propriedade da comunidade muçulmana".
"Aconteceu tudo de forma muito inesperada. Quando o catequista se apercebeu do que tinha acontecido ainda conseguiu salvar um dos miúdos", recordou aquele responsável. Segundo Sheik Munir "era a primeira vez que os miúdos iam à quinta, pois costumavam frequentar a piscina de uma escola das imediações".
Recorde-se que os elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que compareceram no local encontraram as crianças fora da piscina e em paragem cardiorespiratória. Realizadas as tentativas de reanimação, a equipa do INEM apenas conseguiu reanimar o menino de 10 anos, o qual foi conduzido para o hospital, onde chegou já em estado muito grave. A menina acabou por falecer no local.
Agora a quinta ficará encerrada até que sejam clarificadas as causas que provocaram a morte das duas crianças. "Tão cedo a Comunidade Islâmica de Palmela não utilizará a piscina. Pelo menos até estarem apuradas as causas do acidente", concluiu Sheik Munir, recordando que a GNR e a Polícia Judiciária se deslocaram ao local para averiguarem as circunstâncias em que o acidente ocorreu.
