Corpo do artigo
"Concentrado de criatividade" ou ponto de encontro de novos talentos da cultura urbana, aí está, desta feita em Lagos, no Algarve, mais uma edição do Mundo Mix PT. A iniciativa decorre hoje e amanhã, no jardim da Constituição, apresentando propostas nas áreas do design, da música, da moda, da ilustração e da fotografia.
São cerca de 50 os participantes que vão animar as imediações do castelo de Lagos, a partir das 17 horas, altura em que muitas pessoas estão já a deixar a praia para se preparar para a noite algarvia. Para alguns, será novidade; para outros, uma forma de voltar a apreciar os trabalhos de criadores que estiveram presentes na edição anterior, que decorreu em Maio, em Lisboa.
Muitos dos novos talentos que aproveitam o Mundo Mix PT para dar a conhecer os seus trabalhos ao grande público dedicam-se à moda. Um desses exemplos é dado por Nadia Vieira, que reutiliza materiais têxteis para criar diversas peças, incluindo jóias. Numa outra vertente, Ivan Ulmann mostra ideias inovadoras sobre mosaicos, enquanto a dupla Os Amigos do Monstro recorre a galhos, troncos e pasta de papel para construir figuras mágicas.
A presente edição do evento contempla ainda uma série de concertos com novos talentos de bandas nacionais. Hoje, actuam os "No One Yet" e os "Dapunksportif", a partir das 18 horas. Amanhã, no mesmo horário, será a vez dos "Anthology" e os "The Poppers". Mas a música não se fica por aqui, visto que as noites serão também animadas pelas propostas dos DJ Xana Guerra, Luís Piçarra, Paulo Gaspar e Sérgio Lucas. Xana Guerra é ainda responsável pela selecção musical que resultou no CD "Mundo Mix PT Mercado", edição especial cujo valor reverte na íntegra a favor da Operação Nariz Vermelho, levada a cabo por equipas de "Doutores Palhaços" junto de crianças internadas em hospitais portugueses.
Lisboa e Lagos não esgotam o Mundo Mix PT deste ano. A iniciativa vai ainda assentar arraiais na cidadela de Cascais, a 29 e 30 de Setembro, e no Porto, em local a designar, nos dias 24 e 25 de Novembro. Realizado desde 2003, o evento já revelou alguns casos de sucesso entre nós, de que são exemplos a banda Oioai e os estilistas Ricardo Preto e StoryTailors.
