Porto, 25 Jul (Lusa) - Os pais e irmãos que comprarem bilhetes para os quatro dias do Festival de Paredes de Coura, marcado para 12 a 15 de Agosto, vão beneficiar de um desconto de 20 euros cada, anunciou hoje a organização.
João Carvalho, da produtora Ritmos, disse à agência Lusa que o desconto é extensivo aos cônjuges, devendo cada membro da família apresentar na bilheteira do festival um documento comprovativo do grau de parentesco.
O bilhete para um dia não terá qualquer desconto, mantendo-se nos 40 euros.
Com a redução agora anunciada, quem for ao Festival de Paredes de Coura acompanhado do marido, mulher, pai, mãe ou irmã(ão) vai beneficiar do mesmo preço (50 euros) praticado até 20 de Maio, durante a campanha promocional.
João Carvalho referiu que espera uma afluência "igual à dos outros anos", apesar de a venda antecipada ter decorrido "bastante melhor", fruto do desconto inicial de 20 euros, superior ao habitual.
O cartaz do 15/o Festival de Paredes de Coura ficou fechado terça-feira, com o anúncio da presença dos BabyShambles, a nova banda do ex-Libertines Peter Doherty, que aceitou dar em Portugal o único concerto deste ano fora do Reino Unido.
"Desde que confirmámos os BabyShmables, já recebemos pedidos de acreditação de dois jornalistas ingleses", disse João Carvalho.
Na opinião do responsável da Ritmos, o cartaz deste ano "é muito bom, com projectos que vão entusiasmar muita gente". João Carvalho destacou a presença dos Architecture In Helsinki, que "em palco são tão bons ou melhores que os Arcade Fire", a banda revelação do Paredes de Coura'2005.
"Apostámos muito no 'after-hours', com nomes importantes da música electrónica. Vai haver música das quatro da tarde às seis da manhã", salientou o organizador, referindo que, ao todo, estão programadas 36 bandas.
Tal como nos últimos anos, o palco principal do Paredes de Coura'2007 vai receber bandas apenas três dias, abrindo a 13 de Agosto com BabyShambles, M.I.A., Mando Diao, Blasted Mechanism, Sparta e New Young Pony Club.
Dinossaur Jr., New York Dolls, Mão Morta, Architecture In Helsinki, Gogol Bordello e Spoon são os nomes programados para dia 14.
O festival termina com Sonic Youth, Cansei de Ser Sexy, Sunshine Underground, Electrelane, Peter, Bjorn &John e Linda Martini.
Com o cancelamento da edição deste ano do Festival de Vilar de Mouros, Paredes de Coura acolhe o único grande festival de música ao ar livre no Norte em 2007.
Em 2008, o Norte poderá vir a ter três grandes festivais, com o regresso de Vilar de Mouros, já anunciado no site oficial, e do Marés Vivas (Gaia).
Depois de uma primeira tentativa fracassada, prevista para 12 e 13 de Julho, o pelouro da Juventude da Câmara de Gaia anunciou para 15 de Agosto a "edição zero" do regresso do Festival Marés Vivas, que este ano contará apenas com dois concertos, dos Chemical Brothers e Da Weasel.
Ao contrário do que o vereador da Juventude na Câmara de Gaia, Firmino Pereira, afirmou recentemente à Lusa, o Festival Marés Vivas rompeu a tradição de evento grátis, cobrando já este ano 15 euros por bilhete.
O Marés Vivas'2007 é produzido pela Portoeventos, empresa que detém até 2010 a concessão da organização do Festival de Vilar de Mouros.
FZ.
Lusa/Fim
