Música: Fundador dos Procol Harum, um grupo rock dos anos 60, ganha acção em tribunal
Corpo do artigo
Londres, 04 Abr (Lusa) - O cantor e compositor britânico Gary Brooker, fundador do Procol Harum, um grupo rock dos anos 60, venceu hoje uma batalha legal pelos direitos da canção "A whiter shade of pale", da qual se venderam 10 milhões de cópias em todo o mundo.
O Tribunal de Apelação britânico deliberou que o músico Matthew Fisher, que colaborou com uma peça de órgão no tema original de 1967, tem direito a reclamar a autoria partilhada, mas não as "royalties".
Brooker, de 62 anos, recorreu àquele tribunal em Outubro do ano passado depois de Fisher, de 60, ter ganho a acção judicial que apresentara em 2006 no Supremo Tribunal de Londres para reclamar - 40 anos depois da gravação do tema - a autoria partilhada deste.
Na altura, o Supremo Tribunal reconheceu-lhe o direito de receber 40 por cento dos direitos como autor da música, um dos maiores "hits" de finais dos anos 60.
"A whiter shade of pale", que começa com o verso "We skipped the light fandango...", rapidamente se converteu num clássico e ainda hoje proporciona "royalties" aos proprietários originais da canção, Brooker e o autor da letra, Keith Reid.
Ao pronunciar a sentença, o juiz do Tribunal de Apelação disse hoje que Fisher, actualmente um programador informático, era "culpado de um atraso excessivo e indesculpável na apresentação da sua reclamação".
Brooker e Fisher continuam o enfrentamento, agora para se saber qual deles deve pagar as custas judiciais, o que será decidido numa futura audiência, na qual, além desta questão, se deverá decidir também se o segundo pode ou não recorrer ao Tribunal dos Lordes, última instância judicial do país.
RMM.
Lusa/fim
