Musica: Lloyd Cole, Elvis Costello e outras glorias dos anos 80 invadem Algarve durante o Verao
Corpo do artigo
Faro, 03 Jul (Lusa) - Os apreciadores da música dos anos 80 terão este Verão no Algarve uma oportunidade única para "tirar a barriga de misérias", graças ao regresso de nomes como Elvis Costello, Lloyd Cole, Brian Ferry e até os velhinhos Boney M.
O efeito conjugado do recém-criado programa Allgarve com outros eventos que habitualmente marcam o Verão algarvio tornará os próximos dois meses um período rico em espectáculos com "os velhos senhores".
O conjunto de eventos com mais vedetas dos anos 80 será o Allgarve Edition, um programa do Instituto do Turismo Português que trará à região Bryan Ferry (Vila Sol, 29 de Julho), Elvis Costello &Allen Toussaint Band (Lake Resort, 31 de Julho),
O mesmo programa trará ao Algarve a cantora mexicana Lila Downs (Praia de Quarteira, 24 de Julho), Lloyd Cole (Royal Golf Courses, 3 de Agosto), Vaya com Dios - Acousting Featuring Dani Lein (Marina de Albufeira, 5 de Agosto) e Vicente Amigo (Centro antigo de Albufeira, 8 de Agosto).
Comparativamente ao que se paga em outras ocasiões e paragens, os preços são atractivos, oscilando entre os 15 euros (Vicente Amigo) e os 30 euros (Brian Ferry, Elvis Costello), passando pelos 20 euros pedidos pelo direito de ver Vaya con Dios, Lloyd Cole e Lila Downs.
Já para ver os Boney M, reis da música "disco" dos anos 70 e 80, será preciso adquirir um ingresso na célebre feira de artesanato Fatacil, em Lagoa, onde o grupo norte-americano actuará a 26 de Agosto.
O grupo cubano Orishas (dia 27) e os portugueses Xutos e Pontapés (dia 19) são outros nomes já anunciados para aquela que se reivindica como "a maior feira de artesanato a sul do Tejo".
Além de nomes já anunciados para aquele festival (Mafalda Arnauth a 21 de Agosto, Santos e Pecadores a 22, Tony Carreira a 23 e Marco Paulo a 25), uma das maiores apostas da música portuguesa no Verão algarvio será um concerto especial de Camané e Carlos do Carmo, com a Sinfonieta de Lisboa, que actuará no Parque Municipal de Loulé.
Mas as velhas glórias da música das últimas décadas do século XX terão também em Lionel Ritchie (Pine Cliffs Resort, Albufeira, a 1 de Agosto às 19:00) e em Joe Cocker (concentração motard de Faro a 21 de Julho) dois dignos representantes.
Em contraponto, a luso-canadiana Nelly Furtado representará a pop mais recente no Verão algarvio, com um espectáculo a 8 de Agosto no centro antigo de Albufeira, com bilhetes a 35 e 40 euros.
No capítulo da dança, o Teatro Municipal de Faro receberá mais uma vez Joaquin Cortés (11 de Agosto), com o espectáculo Mi Soledad.
O regresso do mago do flamenco integra-se no "Festival La Línea", uma celebração da música e dança latina que decorre naquele espaço de 8 a 24 de Agosto.
Continuando na dança, mas regressando aos anos 80, de 27 de Julho a 3 de Agosto será possível matar saudades da velha série televisiva "Fame", com a subida a palco de uma recriação concebida e desenvolvida por David De Silva, baseada num argumento adaptado de José Fernandez, com músicas de Steve Margoshes e letras de Jacques Levy.
No mesmo festival actuará o grupo irlandês "Spirit of the Dance" (15 de Agosto), haverá uma exibição da ópera "Don Giovanni" (17 de Agosto) e outra de "Madame Butterfly" (18 e 19 de Agosto).
Também em registo clássico, a cantata "Carmina Burana", ao abrigo do programa Allgarve Edition, será um dos grandes eventos da temporada, com exibições previstas para 14, 15 e 16 de Julho no Teatro Municipal de Faro.
JMP.
Lusa/fim