Corpo do artigo
No Brasil é a televisão por cabo que dá a conhecer ao autor a ficção portuguesa emitida pela RTP1 e pela SIC. Quando vem a Portugal a atenção de Aguinaldo Silva recai sobre a TVI. As novelas portuguesas "deram um salto de qualidade espantoso, costumo dizer aos meus amigos que 'eles estão na fase da locomotiva', que corresponde aos anos 80 no Brasil. Parece que não é um elogio, mas é. Porque foi a fase mais criativa das novelas brasileiras", disse.
A criatividade é, no seu entender, a mais-valia dos autores português, uma vez que os brasileiros, actualmente, não têm tanta liberdade de criação, pois no Brasil a novela é encarada um "mero produto comercial" duma indústria muito competitiva.
O público brasileiro também é diferente. Os espectadores "entendem mais de novela que os autores. Por isso têm que se correr atrás do que eles querem". A auscultação da audiência também pode ser positiva no sentido de ir ao encontro das suas preferências na construção das histórias, uma vez que estas são abertas e podem ser escritas no sentido da opinião do espectador.